segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O maravilhoso clima de Waikanae

Antes de começar esse post, um comentário sobre os nomes dos lugares aqui na Nova Zelândia.
O dialeto dos Maori, que são os nativos daqui, está por todo lado, em nomes de cidades, ruas, parques etc, e contrasta enormemente com o inglês, além de dificultar a vida de quem não tá habituado.
Pra dar um exemplo: durante a viagem que fizemos esse fim de semana, quando saímos da praia pra ir ao supermercado, o Guilherme disse "decora aí o nome da rua da pousada", que era Konini. 
Parece simples, mas 5 minutos depois eu já não sabia mais qual era. 
Também, olha o nome das outras ruas: Titoki, Atua, Toru, Rauparaha, Ngapaki, Tutere e assim por diante (isso sem contar quando surge um nome tipo Maungakotukutuku, uma reserva, só por curiosidade).
Como não me diz nada, meu cérebro não consegue memorizar.

Pois bem, comecemos, que isso aqui vai longe.

Sexta-feira à tarde o Guilherme disse que faríamos uma viagem esse fim de semana, pra um lugar chamado Waikanae, e me disse pra olhar no Google Maps os caminhos possíveis até lá.
Um deles vai pela costa. O outro pelas montanhas.
Como não temos montanhas como as daqui em Goiânia, sugeri irmos por lá.
Rotas no GPS, sábado de manhã partimos.

Subimos a estrada, passando por Lower Hutt até Upper Hutt, caminho todo acompanhado pelo Rio Hutt, onde paramos pra fazer as primeiras fotos:

O rio corre ao lado dessa infinidade de pedras
Testando a temperatura da água. Pela cara vcs imaginam como estava...

Em Upper Hutt pegamos a tal estrada chamada Akatarawa, que mais lá pra frente passa a chamar Reikorangi.
Essa estradinha tem mais ou menos 24 km e começa até bem, com 2 pistas e tudo mais.
Lá pela metade do trajeto ela vira UMA única pista, com curvas de 180º e precipícios enormes.
Felizmente os motoristas da Nova Zelândia em nada lembram os brasileiros, então todo mundo anda numa velocidade compatível com o lugar, com todo o cuidado possível.
Tava um sol gostoso, uma temperatura agradável, então baixamos a capota do carro e fomos.

Isso aí são 2 pistas
Uma das várias paradas ao longo do caminho
Mais outra
Isso tenho certeza que é uma lhama
Isso já não tenho tanta certeza... mas olha que simpatia!!
Quase caí do penhasco pra tirar essa foto :P
A cara de felicidade do motorista
Uma ponte na parte da estrada que é uma pista só
Depois das lhamas...

Depois da aventura na estrada, chegamos a Waikanae, uma cidadezinha muito linda e limpa, com umas casas super charmosas.

Suuuuper movimentada também

Paramos pra almoçar. Eu comi um Subway vegetariano, o Guilherme comeu isso aí ó:

Como diria Carlos Jr, "ai meu fígado!"

Um monte de batatas fritas, acompanhadas de 1 salsicha empanada no palito e de 1 filé de peixe também empanado.
Tudo com bastante gordura, embrulhado num papel de pão.
Eu "experimentei" de tudo e confesso que é bem gostoso. 
Aliás, desde que a sinvastatina (medicação pra quem tem colesterol alto) entrou na minha vida, tenho comido todas essas coisas sem o menor peso na consciência.
:D

Vai uma aí? Tem batata pra uma família inteira.

Depois de comer, saímos à procura de um lugar pra ficar.
No dia anterior o Guilherme tinha pesquisado uns hotéis na internet e fomos olhar alguns deles.
Um deles era mais ou menos. O outro não tinha vagas, mas tinha um gato tãããão lindo e manso, e é CLARO que eu vou postar a foto dele:

OOOOOOhhhnnnnnn...

E foi aí que Guilherme olhou nos itens cadastrados no GPS e achou o que pensávamos ser um hotel.


Na verdade é a casa de um casal (Meggie e Bob, figuraaaaaaaças), e eles têm tipo um chalé separado pra alugar, além de um quarto com sala e banheiro, dentro da casa deles, também pra alugar.
Quando a Meggie trouxe a chave e abriu o chalé, ficamos impressionados! 
Tivemos que ficar!!

Visto de frente
A parte de trás
A sala, tão quentinha e aconchegante, com suas janelas enormes que dão pra um jardim maravilhoso
A cozinha totalmente equipada
Um dos quartos
Guilherme fazendo o test drive do quarto de casal
Lanchinho
Do lado tinha esse campo de golfe

Demos uma volta pelo jardim e encontramos tanta coisa diferente!

Só alegria
Esta é LC (Little Cat), de Meggie & Bob

Decidido onde ficar, fomos à praia que fica lá do lado.
Curiosidade sobre as praias que visitamos: todas elas têm areia preta.
Isso porque parece que a areia vem de rochas vulcânicas, mais escuras (confirma isso aí pra gente, Tadeu!).
Apesar do aspecto diferente do habitual, a areia é beeeeeeeem fina e macia. E como ela estava quente por causa do sol, melhor ainda.

Jurando que ia entrar no mar
Entrou até as canelas e voltou cabisbaixo, tadinho...
Areia preta
As praias aqui são cheias de conchas grandes
Separando umas conchas

O curioso é que não estava frio.
Segundo a Meggie, Wellington é fria porque o vento que bate aqui todo dia, o dia todo, vem da ilha sul, e existem montanhas entre Wellington e Waikanae que impedem esse vento de chegar lá.
Durante o dia estava uma delícia, com céu aberto, mas mesmo no fim do dia quando deu uma chuva fininha, não fez frio.
Isso me fez perceber que o clima aqui não é terrível como eu imaginava. O problema é Wellington.
Agora vou começar uma campanha pró-Auckland... 
hehehehe

No dia seguinte continuamos indo para o norte.
Passamos por Peka Peka:


Então paramos em Otaki
Praia linda, com mais ondas que o normal, sol... 
Até que abrimos a porta do carro.
Que vento gelaaaaaado!
E uma galera na praia, participando de uma competição sei lá de quê, com caiaques.
Demos uma mini volta na praia e corremos pro carro.

A competição

De lá continuamos até Waitarere, que era nosso destino original.
E que decepção..
Depois de tantas praias lindas, chegamos até essa praia de filme de terror, cheia de árvores mortas, praticamente sem vegetação ao redor, sem pessoas... só um vento frio e a areia preta sendo levada pelo vento.


Mais que depressa demos meia volta e pegamos a estrada de volta pra Wellington, com direito a mais duas paradas: uma delas num rio (como no Rio Hutt, cheio de pedras claras):

Adorei essa foto

E a última parada em Porirua, no Parque Whitireia:

O mar tão azul que se confunde com o céu

Chegamos em Wellington domingo por volta das 16h, cansados mas felizes.
Realmente tudo tem sido uma experiência totalmente diferente e talvez o mais diferente de tudo seja a sensação de liberdade e de segurança.
É por isso que eu reforço o convite: venham conhecer a Nova Zelândia!!
(o governo não está me pagando nada pela propaganda)
É tanta coisa TÃO bonita pra se ver que eu olho pra essas fotos agora e percebo que elas não fazem jus à beleza dos lugares.

Obs.: hoje (22/11) é aniversário do Guilherme! Parabéééééns marido! Já fizemos a comemoração comendo um sushi na esteira (um monte de pratinhos numa esteira, você escolhe o que mais te apetece) e um bolo de chocolate que eu comprei, porque aqui em casa não tem batedeira nem liquidificador. Eis as fotos: 

A camisa que eu dei de presente
O bolo (muito bom, por sinal)
Feliz aniversário, Gui!

7 comentários:

  1. Olá, Claudia!
    Achei seu blog por acaso, num alerta do Google! As fotos estão maravilhosas, parabéns! :)

    Tem uma sessão no meu blog de brasileiros mundo afora e queria saber se posso colocar um link do seu blog por lá!

    Devo me mudar pra NZ em fevereiro! E tô muito animada tb. rs
    Parabéns pro seu marido!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá Nanda!

    Que bom que gostou das fotos! O lugar ajuda, é claro :D

    Pode colocar o link no seu blog sim. Qual o endereço dele? Procurei aqui no seu perfil do Blogger mas não encontrei. Confesso que ainda estou aprendendo a mexer nisso aqui e não me espantaria se essa informação estiver bem na minha cara e eu não tiver visto hehehe

    Você vem pra morar em que cidade da NZ?

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Claudia, o endereço do meu blog: senorita86.wordpress.com :)

    Eu vou morar em Auckland! Vocês estão em Wellington, pelo que li???

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Claudia ñ fazia nem idéia q era ta belo este lugar, fiquei admirando por uns instante cada uma das fotos, a Lhama foi a MF q te ajudou a identifica-la né, e aquela areia preta lá q q eh aquilo, continue a postar as fotos assim pode-mos apreciar essas maravilhas, um gde abç a vcs!!

    Bento Jr

    ResponderExcluir
  5. Oi Kimi!
    Aqui é tudo mto lindo mesmo...
    Qdo eu vi a lhama, disse exatamente isso pro Guilherme: que eu tinha uma daquelas na minha fazenda.
    AIUHIAuhaIUHAiuhAUAui
    Abraço, vizinho!

    ResponderExcluir
  6. Que espetáculo!!!!! Amei!!!!!!!
    Se tiver uma vaga para professora de música, quem sabe?????
    Sejam muito felizes!!!!!!!
    Um beijo num Gui.

    ResponderExcluir
  7. Luiggi Franchi Berté4 de dezembro de 2010 às 03:00

    Buenas... massa... curtam muito. Manda um abraço pro Guilherme. Tava com saudade dele, mas quando vi a foto passou na hora kkkkk.
    Parabens pelo carro dourado!!!

    ResponderExcluir