quarta-feira, 13 de abril de 2011

Sobre a Cutie

Ninguém gosta de escrever sobre coisas tristes, mas dessa vez não tenho como escapar, já que o último post era sobre ela.
Tentarei ser breve.

A Cutie foi entregue pelo dono ao SPCA por estar com uma infecção urinária forte. Aparentemente ele tinha um monte de gatos em casa e (imagino) não podia/queria pagar pelo tratamento.
Ela recebeu antibióticos por um bom tempo e, nesse meio tempo foi castrada.
Durante a cirurgia, os veterinários perceberam que ela tinha algumas malformações nos órgãos do aparelho urinário, mas quiseram tentar o tratamento mesmo assim.
Resolvida a infecção, ela ainda apresentava incontinência urinária.
Como lá no SPCA eles não têm como monitorar de perto os animais (por serem muitos), me entregaram a Cutie pra que eu observasse como ela se comportava.
Nos 4 dias em que ela ficou aqui, em apenas 1 ela parecia estar realmente bem.
Nos demais ela ia várias vezes por dia na caixinha de areia, fazia força e não saía nada ou saía só uma gotinha; nos últimos 2 dias também estava com incontinência.
Sábado fomos com ela até o SPCA procurar por uma calcinha daquelas que as cadelas usam quando estão no cio, mas quando contei o que estava acontecendo, já quiseram que ela ficasse lá e avisaram que o pior poderia acontecer.
Ficamos arrasados.
Foi um fim de semana com cara de funeral...
Ontem, terça de manhã, meu dia de voluntária, cheguei cedo e perguntei por ela.
Logo veio uma enfermeira com uma cara que dispensava maiores explicações...
Me contou a história e disse que o prognóstico era péssimo.
Uma gata tão nova já com um problema desse é uma séria candidata a ter insuficiência renal.
Sem contar que ninguém ia querer adotar um gato com incontinência urinária.
Então os veterinários (precisa da anuência de 3 deles) optaram pela eutanásia.
Eu ofereci para trazê-la de volta aqui pra casa e tentar por mais um tempo... ver se apresentava alguma melhora, mas me disseram que ela já estava assim há algum tempo e por ser um problema de malformação, não adiantaria em nada e ainda prolongaria o sofrimento dela.
Na hora do meu intervalo fui lá passar um tempo com ela.
Eutanásia é sempre muito triste, mesmo que seja o melhor pro bichinho.
Ainda mais no caso da Cutie...
Eu já tive zilhares de gatos e nunca vi um tão carinhoso quanto ela.
Ela era realmente um amorzinho.
Ficou aqui 4 dias e conquistou a gente completamente.

Cutie está agora no céu dos gatos

3 comentários:

  1. :(. Pelo menos foi o melhor pra ela. :(

    ResponderExcluir
  2. A gente tb espera que tenha sido a decisão mais acertada...
    Mas eu confio bastante no pessoal do SPCA e pelo que eu vejo a eutanásia só é considerada em último caso.

    ResponderExcluir
  3. ela foi pra VALINOR, que é mto melhor que aqui
    =)

    ResponderExcluir